Esporte e Cidadania

Nós do INDEC sempre acreditamos no esporte como uma das melhores ferramentas para promover a cidadania e incluir socialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Mas ainda faltava um projeto fixo, de longo prazo, nessa área e em 2018 surgiu o Futuro da Comunidade.

Criamos o projeto em parceria com o professor Renato Domingos e uma quadra de futebol society no bairro Santa Cruz, em Belo Horizonte/MG, que cedeu o espaço para as atividades. O sócio da quadra já sentia essa necessidade e essa angústia ao ver os olhares das crianças do lado de fora, sonhando em poder um dia estar ali dentro, jogando futebol também, assim como as pessoas que assistiam.

Em apenas uma semana, após a divulgação para a comunidade que fica no entorno da quadra e na escola municipal do bairro, as inscrições se esgotaram! Várias crianças e adolescentes tiveram que ficar na lista de espera.

Com isso, nossa expectativa aumentou ainda mais para começarmos o projeto.

O Projeto Futuro da Comunidade, por meio da prática orientada do futebol, utiliza o esporte como mecanismo para: o desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente e formação do cidadão; promover o desenvolvimento escolar e combater a evasão e repetência; atuar como mais uma atividade no combate ao envolvimento com drogas; e propiciar a cooperação e o convívio social, estimulando o trabalho em grupo e demais valores ensinados pelo esporte.

Temos acompanhado de perto o projeto desde o início e já colecionamos resultados e histórias fantásticas. As crianças estão muito felizes se desenvolvendo muito rapidamente, não só no esporte, mas, principalmente, no comportamento, demonstrado no convívio entre eles, na escola, na família, etc. Por várias vezes, temos recebido agradecimentos emocionados de mães pelo bem que está sendo feito aos seus filhos.

Embora o objetivo não seja o desempenho esportivo, uma das crianças já foi até convidada a treinar em uma equipe de futebol e deixou o projeto, abrindo vaga para entrada de mais uma.

Mas, a história mais emocionante até agora, é de um adolescente que teve sua vida totalmente transformada e recuperada após a entrada no projeto. De um quadro grave de depressão com quatro tentativas de suicídio relatadas pela mãe, o garoto se transformou em outra pessoa, fez novos amigos e é um dos mais presentes nas aulas do projeto, tendo, inclusive, diminuído a quantidade de remédios controlados que toma.

O ano ainda não acabou e o projeto continua a todo vapor, mas já bate uma sensação incrível de missão cumprida, e de que estamos no caminho certo ao apostar no esporte como propulsor de cidadania!

Pra frente Futuro da Comunidade! Pra frente INDEC!

Texto: Matheus Teixeira
Fotos: Divulgação Futuro da Comunidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: