Quem somos

O INDEC – Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG é uma entidade civil sem fins lucrativos, que apoia técnica e financeiramente populações em situação de vulnerabilidade econômica e social no estado de Minas Gerais, desenvolvendo projetos nas áreas de educação, esporte, cultura, profissionalização, saúde e assistência social.

A forma de atuar está baseada em três pilares: Projetos, criados pelo Instituto ou selecionados anualmente, com acompanhamento dedicado ao longo de sua execução; Apoios, doações pontuais feitas de acordo com a demanda de entidades parceiras e Ações de Engajamento, onde os contribuintes são estimulados a doar o seu tempo livre e o seu talento para alguma causa ou projeto através do voluntariado ou campanhas internas.

Nossa história

A iniciativa do instituto surgiu em 1993 como Núcleo de Combate à Fome e à Miséria, criado pela diretoria da AFBDMG (Associação dos Funcionários do BDMG) e inspirado na campanha nacional e no trabalho desenvolvido pelo sociólogo Helbert de Souza, o Betinho.

Em 02 de abril de 1998, é fundado o INDEC, com o objetivo de aportar cidadania a grupos vulneráveis no estado de Minas Gerais, tendo como suportes os recursos financeiros dos contribuintes e do patrocinador AFBDMG, além do voluntariado de funcionários ativos e aposentados do Banco.

A evolução da política social e reflexões acumuladas nas sucessivas gestões, fizeram com que o escopo do Instituto fosse ressignificado e ampliado. De uma ação direta de combate à desnutrição, o “Pão Forte Educativo”, o INDEC se abriu para outras diversas pautas: acesso à educação, inclusão de gênero, apoio a crianças e adolescentes em situação de risco, condições dignas a idosos em instituições de longa permanência, apoio a refugiados, geração de trabalho renda, entre outras. A composição da carteira de apoios está progressivamente mais alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Embora com o escopo mais amplo, a forma básica de atuação permaneceu: o Instituto é fundamentalmente um agente intermediário entre contribuintes – que doam recursos financeiros e tempo disponível – e organizações de sociedade civil – que atuam diretamente junto à populações vulneráveis.

Missão

Ser o elo entre as necessidades das populações em situação de vulnerabilidade e o desejo e a capacidade de atuação dos funcionários do BDMG, garantindo a promoção à cidadania.

Estrutura Organizacional

  • Assistente Social: Elessandra de Souza Ribeiro

  • Presidente: Manuela Cardoso Leitão
  • Vice-Presidente: Evandro Dolabella Melo
  • Diretora Financeira: Daisy D´Aquino Filocre
  • Diretor de Projetos: Matheus Foureaux Teixeira
  • Diretor de Projetos: João Eduardo de Faria Neto
  • Diretor Adjunto de Projetos: Danton Felipe de Souza Freitas
  • Diretor Adjunto de Projetos: Richardson Silveira de Souza Junior

  • Conselho Fiscal: Leila Maria Bedeschi Costa, Paulo César Braga e Natália Monteiro de Castro Teixeira.

Obs.: Todos os cargos exercidos na Diretoria e Conselho Fiscal do INDEC são voluntários e não remunerados.

Certificações

  • Utilidade Pública Estadual
  • Utilidade Pública Municipal

Vídeo 20 anos

Em 2018, foi produzido um vídeo para celebrar os 20 anos do INDEC e as mais de 70 mil pessoas beneficiadas desde a sua criação. Nele, algumas das entidades apoiadas fazem um agradecimento especial ao Instituto e a todos os seus contribuintes. Assista abaixo: